A FAMÍLIA QUE TEMOS NOS DIAS DE HOJE
As mudanças ocorridas em nossa sociedade têm influenciado diretamente as nossas famílias. Quando falamos em família logo pensamos que ela é composta por pai, mãe, filhos vivendo em uma casa, o pai trabalhando para suprir as necessidades, a mãe cuidando da casa e dos filhos, o casal buscando viver em harmonia, e nesse clima de estabilidade, as crianças estudam e brincam alegres e despreocupados. Sabemos que a realidade de hoje não é bem assim, há mulheres que cuidam de seus filhos sozinhas, como também a casos de mães que não se fazem presente e os filhos são criados por outras pessoas como avó, tia, irmã mais velha ou o próprio pai tem que fazer a tarefa de cuidar dos filhos e da casa. Muitas vezes ocorre à presença de um membro da família ser dependente de álcool, drogas ou violência familiar, e ainda as famílias enfrentam situações de enfermidade entre seus membros, desemprego e até miséria extrema.
Se formos refletir sobre os desafios enfrentados pela família, vamos acabar chegando ao centro da construção de tais problemas , que é o coração do ser humano. Estamos num tempo onde o individualismo se manifesta o que tem influenciado diretamente as relações familiares e a nossa sociedade. A família hoje se isola, vive cada um no seu mundo, e isso não pode acontecer, família é o lugar privilegiado de cuidados, aprendizados, afetos, construção de identidade, respeito ao próximo, amor, deixando no mundo sua marca. A família precisa de uma reeducação contra o individualismo pessoal, o seu primeiro desafio começa na aceitação e respeito uns com os outros.
Desde que Deus desejou criar o homem e a mulher “a sua imagem e semelhança”(Gen.1,26), ele os quis em família, por isso a família é uma realidade sagrada, um projeto de Deus, que devemos sempre zelar.
A família de Nazaré foi e sempre será modelo para todas as famílias cristãs, pois nos deixa o modelo de unidade, amor e fidelidade. A família desse tempo moderno só poderá se reencontrar e salvar a sociedade se souber olhar e seguir o modelo da Sagrada Família, copiando o seu modo de vida religioso, moral, trabalhador, simples, humilde, amoroso, pois somente assim podemos ter uma verdadeira família e uma sociedade feliz.
Que a Sagrada Família de Nazaré interceda por nós, e por nossas famílias, e nos cubra com suas bênçãos.