A VERDADEIRA ALEGRIA CARNAVAL COM CRISTO, ALELUIA!
O carnaval é uma festa tradicional que teve origem em meados dos anos 600 a 520 a.C na Grécia, onde realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses. Passou a ser a comemoração adotada pela Igreja Católica em 590 d.C, antes da Quaresma. Essa festa regida pelo ano lunar no cristianismo da Idade Média era feito de desfiles e fantasias, um produto da sociedade vitoriana do século XX. A cidade de Paris, por exemplo, é uma das principais exportadora desta festa para o mundo. Cidades como Nice, Santa Cruz de Tenerife, Toronto e Rio de Janeiro se inspiraram no carnaval parisiense para implantar suas novas festas carnavalescas. Já o Rio de Janeiro criou e exportou o estilo de fazer carnaval com desfiles de escolas de samba para outras cidades do mundo como São Paulo. Neste ano a escola de Samba Unidos da Vila Maria (São Paulo) escolheu Nossa Senhora Aparecida para homenagear no desfile do carnaval 2017. O tema será: “Aparecida – Rainha do Brasil”, cujo objetivo é levar a história e os milagres de que Deus realizou com a poderosa intercessão de Nossa Senhora Aparecida durante esses 300 anos (1717 -2017) do encontro da imagem no Rio Paraíba do Sul.
O carnaval não é somente a festa da carne, mundana e pecaminosa, e sim uma alegria cotidiana ligada antes de tudo à parte “animal” do ser humano que sente prazer ao encontrar um bem, muitas vezes material. Os desfiles das escolas de Samba, por exemplo, apresenta também muita cultura, história, arte e principalmente alegria, o cristão deve ser inteligente e sábio para filtrar e separar o que convém. Vale lembrar o que o apostolo São Paulo diz em sua primeira carta aos Coríntios “Tudo me é permitido, mas nem tudo me convém” (Cf. I Cor 6,12). São Tomás de Aquino dizia que o prazer está ligado a um bem, enquanto a tristeza a um mal. A alegria do homem é sempre correspondente ao bem que se está festejando. Assim, se o bem é passageiro, a alegria também o será. Podemos notar dois extremos ao falarmos da alegria, o carnaval e a páscoa. A Quaresma é um tempo de quarenta dias que antecede uma das principais festa da nossa Igreja, que é a Páscoa, a ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. É um tempo forte de preparação para celebrar a Paixão, Morte e Ressurreição, começa na Quarta-feira de Cinzas (após o Carnaval) e termina no domingo de Ramos, anterior ao domingo de Páscoa.
A Quaresma apresenta duas realidades importantes que:
• Somos criaturas mortais, devemos tomar consciência da nossa fragilidade humana, de inevitável fim de nossa existência aqui nesta terra, isso ajuda a avaliar os rumos que compete a nossa vida: “Você comerá seu pão com o suor do seu rosto, até que volte para a terra, pois dela foi tirado. Você é pó, e ao pó voltará”. (Cf. Gn 3,19);
• Somos convidados a converter e crer no Santo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, aceitando a sua proposta de vida mudando a nossa maneira de ver, pensar e agir. Sendo convidados a converter e crer no Santo Evangelho, mudar de vida e comemorar a alegria do dia a dia, nas coisas simples e boas que confortam a vida sendo sinal de saúde. A ausência de alegria, por conseguinte, pode significar um desequilíbrio, uma doença. Jesus ao ressuscitar introduz toda a humanidade na sua vida divina, pois ele é Deus, que nos ama e deseja que participemos de sua alegria. Ser cristão é saber distinguir as duas alegrias, a primeira (carnaval) é passageira, mas a segunda (Cristo) é a alegria dos Santos e que a todos é permitido gozar. É por isso que a Igreja canta no Período Pascal à Santa Virgem Maria, a alegria do seu coração:
Regina coeli, laetare, Alleluia! (Rainha dos céus, alegrai-vos, aleluia!)
Quia quem meruisti portare, Alleluia! (Porque aquele que merecestes carregar em vossos braços. Aleluia!)
Resurrexit, sicut dixit, Alleluia! (Ressuscitou como disse, aleluia!)
A Igreja também quer viver e compartilhar a verdadeira alegria que vem do Senhor, por isso convida a todos para participarem dos retiros de carnaval e festas, várias Paróquias do nosso Brasil proporciona esses encontros para todos, fique atento a programação especial de Carnaval da Paróquia São Pedro Apóstolo. Neemias disse-lhes: Ide para as vossas casas, fazei um bom jantar, tomai bebidas doces, e reparti com aqueles que nada têm pronto; porque este dia é um dia de festa consagrado ao nosso Senhor; não haja tristeza, porque a alegria do Senhor será a vossa força. (Cf Neemias 8,10).