26ª ASSEMBLEIA PAROQUIAL - A ATUALIZAÇÃO DA PRÁTICA EVANGELIZADORA DE JESUS
No último domingo, dia 29 de fevereiro, a Paróquia São Pedro Apóstolo realizou a 26ª Assembleia Paroquial, um dia maravilhoso na Casa de Oração das Irmãs Paulinas, na via Raposo Tavares , Km 19, 145, em São Paulo, onde foram planejadas as ações pastorais de 2017, com mais de 50 agentes pastorais da nossa paróquia.
Mas o que é assembleia paroquial? A Assembleia paroquial de pastoral é a reunião dos Coordenadores, agentes de pastoral e representantes das comunidades, para avaliar e planejar a ação pastoral paroquial do ano.
Nessa assembleia foram abordados alguns pilares, quais como:
1. A Pastoral atualiza a prática evangelizadora de Jesus. 2. A Pastoral é serviço. A Igreja é uma comunidade de servidores. 3. O Espírito Santo é o principal agente.
O nome disso é Espiritualidade Pastoral.
Reunir num “todo” as assembleias comunitárias em suas diversas dimensões, o que não significa a justaposição ou a somatória do resultado das assembléias comunitárias, significa um refazer o caminho já feito pelas comunidades. Para isso, utilizamos um material cuidadosamente elaborado por nosso Padre, Carlos Alberto, extremamente enriquecedor para as pastorais.
Colocar num mesmo “pote” as diversas águas das realidades trazidas por cada comunidade. Misturar todas para ter num mesmo pote, uma única água, a da realidade paroquial, que nada mais é do que a mistura das águas de todas as comunidades é essencial para o desenvolvimento de um ano pastoral produtivo. A Assembleia Paroquial é também como a “feitura de um pão”. Cada comunidade traz a porção do trigo colhido em sua realidade. As diversas porções serão depositadas numa só vasilha, onde será adicionado o fermento da união e caridade. Mistura tudo. Mexe a massa, bate, debate sovando-a bem. Deixe-a descansar o tempo certo. Põe para assar. Depois de assado, o pão feito do trigo trazido por cada comunidade será distribuído às próprias comunidades em forma de serviços, através das equipes paroquiais.
O que caracteriza uma Assembleia Paroquial de Pastoral? É um momento de integração e comunhão. Mais atenção! A Assembleia é expressão da “Pastoral de Conjunto”. É ação orgânica harmonizada, planejada, integrada, coordenada e objetivada do “Povo de Deus”.
Assembleia, para quê?
Para Avaliar o ano de 2016 e Planejar o ano de 2017. Para isso, foi produzida uma dinâmica onde os agentes das pastorais disseram suas deficiências de 2016 e seus planos e decisões para 2017. E assim seguimos essas estratégias:
• ANALISAR as ações pastorais. • REFLETIR sobre os desafios da realidade (Análise de Conjuntura). • VIABILIZAR a execução das Diretrizes Pastorais (da Diocese, da Paróquia e das comunidades). • AGILIZAR o calendário pastoral da paróquia e das comunidades.
Alguns ADJETIVOS deram um bom tempero a nossa 26ª Assembleia Paroquial de Pastoral:
• ABRANGENTE: todos os paroquianos têm que ser “tocados” de alguma maneira). • SOLÍCITA (e atenta): tem que ouvir todas as “vozes”, considerar os vários “segmentos” e deixar-se comover com os apelos e as carências. • CORAJOSA: tratar todas as questões que carecem de atenção. • CONTUNDENTE: tem que mexer nas estruturas pastorais. As que já caducaram; as que estagnaram e as obsoletas. • ANIMADORA: tem que reaquecer os agentes e trazer ânimo novo para a paróquia. • ALVISSAREIRA: tem que apresentar “boas-novas”. Trazer propostas novas e “arejar” as cabeças.
Que tenhamos um 2017 repleto de bênçãos... Vamos ao trabalho!