PROJETO MÃE QUE ACOLHE
O Projeto Mãe que Acolhe foi fundado no dia 15 de Janeiro de 2007, pelo Padre Valdir Rodrigues de Brito e pelo Casal Consagrado e Missionário Thiago e Rita Colares. Após variadas experiências com retiros para jovens, casais, aonde a problemática das Drogas se acentuava cada vez mais. E a confirmação para iniciarmos este trabalho veio após uma experiência no ano de 2005 na Fazenda da Esperança em Guaratinguetá-SP, com os Fundadores Nelson e Frei Hans. O Projeto Mãe que Acolhe é FILIADO a Caritas Diocesana de Campo Limpo e Administrado pela Comunidade Católica Missionária Senhor dos Passos, aonde tem sede PRÓPRIA no Município de Juquitiba-SP.
O que é o Centro Terapêutico Mãe que Acolhe?
A proposta do Projeto Mãe que Acolhe é a de recuperar pessoas dependentes de álcool e drogas defendendo sempre a liberdade que temos a escolher e construir nosso destino.
Sobre o projeto
Através da ação evangelizadora e Missionária da CCMSP, que tem como Carisma “ir a todos” queremos mais concretamente assumir os sofrimentos e as dificuldades de nossos irmãos, sobretudo aqueles que sofrem com dependências químicas, que tem destruído e continua a destruir não só a vida dos jovens, mas de seus familiares. Por este motivo, e com nossa Mãe Espiritual Beata Madre Teresa de Calcutá queremos assumir os “pobres de Deus, nossos Irmãos” para que com o nosso pouco, possamos aliviar as dores e sofrimentos destes nossos irmãos, se fazendo assim “tudo para todos”.
Madre Tereza, nossa inspiração
Todo o Projeto Mãe que Acolhe é inspirado na Vivência Evangélica da Santa “Madre” Teresa de Calcutá, que deixou seu Convento em busca de servir a Cristo nos mais necessitados, nos irmãos esquecidos pela sociedade.
Pode acontecer que não sejamos capazes de dar muito, mas se no entanto oferecermos a alegria que brota de um coração, que vive em uma relação de amor a serviço a Deus, é a intensidade do amor que colocamos em nossos gestos, que os torne algo belo para Deus.”
Santa “Madre” Tereza de Calcutá
Projeto Mãe Que Acolhe faz 10 anos!
No último dia 15 de Janeiro, o Projeto Mãe que Acolhe celebrou com alegria os 10 anos de fundação.
Para esta festa esteve presente conosco em nosso Sítio São João Paulo II, o Bispo Emérito Dom Emílio Pignoli, que presidiu a Santa Missa e abençoou a Pedra Fundamental do Refeitório do Centro Terapêutico que receberá o nome de Dom Emílio Pignoli como agradecimento por seu apoio desde o início de nosso Projeto. Este Refeitório será construído com a colaboração dos Casais do ECC de nossa Diocese de Campo Limpo.
Após a benção encerramos com a Costela no Chão, um almoço beneficente para o início das obras do Refeitório Dom Emílio Pignoli.
Agradecemos aos que estiveram conosco prestigiando este evento, agradecemos aos nossos colaboradores, amigos e padrinhos durante estes 10 anos, e agradecemos aos Filhos Acolhidos e seus familiares que fazem nosso trabalho e doação valer a pena! Deus abençoe cada um!
O que fazemos?
Nosso Centro Terapêutico acolhe somente dependentes do sexo masculino, com a faixa etária de 18 a 50 anos de vida. Atualmente atendemos 38 vagas, temos como meta para 2018 atendermos um total de 72 vagas. O Método do Trabalho Terapêutico dentro do CT é fundamentado em um tripé: Trabalho, Convivência e Espiritualidade.
Onde o Trabalho irá ajudar os acolhidos na valorização do seu esforço, de buscar na dignidade sua reintegração a sociedade; na Convivência entre pares, a solucionar os conflitos gerados no dia a dia, igualmente enfrentarão em suas casas, trabalho e lazer; na Espiritualidade este encontro com Deus e consigo, a busca pelo equilíbrio de suas emoções, a cura de traumas e feridas causadas antes ou depois da drogadicção. As atividades terapêuticas são todas voltadas para mudança de hábitos, concentração, restauração física, aprendizado cultural e motivacional, atividades pacificadoras e de entrosamento do grupo, e nossa filosofia é Católica Apostólica Romana.
Caso precise de mais informações sobre o Plano Terapêutico, a triagem e o acolhimento, entre em contato conosco:
Contatos: (11) 4683-3973 4681-5145/ 99870-4347 Missionário Thiago