SÃO RICARDO - PADROEIRO DA FAMÍLIA
Nasceu na Inglaterra, no século VII e teve três filhos que também foram reconhecidos pela Igreja como santos. Ao descobrir a sua vocação para a vida matrimonial, quis ser santo, mas também quis que seus filhos o fossem, formando uma família santa para Deus. Ele fez, diariamente, a sua opção, porque a santidade passa pela adesão da nossa liberdade. Somos livres, somos todos chamados a canalizar a nossa liberdade para Deus, o autor da verdadeira liberdade.
O santo inglês quis fazer uma peregrinação juntamente com os seus filhos chamados Winebaldo, Wilibaldo e Walberga. Mas, ao saírem da Inglaterra rumo à Terra Santa, passaram por Luca, norte da África, onde São Ricardo adoeceu gravemente e faleceu no ano de 722. Para os filhos, ficou o testemunho, a alegria do pai, a doação, o homem que em tudo buscou a santidade; não apenas para si, mas para os outros e para seus filhos. São Bonifácio, parente muito próximo, convocou os filhos de São Ricardo para a evangelização na Germânia. Que linda contribuição! Walberga tornou-se abadessa; Wilibaldo, Bispo e Winebaldo fundou um mosteiro. Todos eles, como o pai, viveram a santidade.
São Ricardo foi santo no seu tempo. De família nobre, viveu uma nobreza interior, que precisa ser a de todos os cristãos; aquela que muitos podem nem perceber, mas que Deus está vendo. Os frutos mais próximos que podemos perceber na vida desse santo são seus filhos que, assim como o pai, também foram santos. Ele quis ser santo e batalhou para sê-lo como Nosso Senhor Jesus Cristo foi, é e continuará sendo. Sejamos santos.
São Ricardo, rogai por nós!
santo.cancaonova.com
A Paróquia São Pedro Apóstolo, por meio da Pastarol da Família, trás para você amado leitor, uma simples reflexão:
Família é... “Uma comunidade íntima de vida e de amor, querida pelo próprio Deus”. (Familiaris Consórtio, II)
“Um dos bens mais preiosos da humanidade, fundamento da própria sociedade, primeira escola das virtudes sociais” (Doc. 65, Coleção Estudos da CNBB)
A Pastoral Familiar acolhe a família em todos os seus aspectos. Pretende atingir todos os seus integrantes, nas diferentes e diversas situações. Dirige-se a todos os tipos de família: bem constituida, irregulares e também os casos especiais. A todas, quaisquer que sejam a realidade e as circunstâncias, a Igreja, por meio da pastoral Familiar, deseja levar palavras de apoio, orientação, conversão, sempre animada e impulsionada pelo Espírito do Bom Pastor.
Participe você também da Pastoral da Família. Procure os casais representantes de sua respectiva comunidade e venha transformar famílias em verdadeiros santuários do puro amor de Deus.
Esperemos por VOCÊS! Esposa e esposo, pai e mãe, filho e filha.
Abençoa, Senhor, as famílias! Amém! Abençoa, Senhor, a minha também!